Atendimento em Maternidade em Manaus

Queridas mamães

É com grande pesar que relato esta história vivida por mim, há um mês atrás. Presenciei e vivi coisas absurdas, desumanas e verdadeiro atentado contra a vida e integridade das pessoas.

Meu objetivo com o depoimento abaixo é conscientizar a sociedade Manauara que devemos ter Respeito ao próximo sempre e independente do lugar e situação. Em hospitais, esta deveria ser a diretriz maior das pessoas que ali trabalham.

Acompanhei minha irmã em seu parto, numa grande e famosa maternidade da cidade, infelizmente não citarei. Mas conforme relatos de outras amigas e conhecidas, de fato o atendimento e prestação de serviços desta Maternidade é o pior. O seu parto não foi dos mais fáceis e a mãe teve umas complicações durante a cirurgia. Seu bebê teve que ir para UTI Neonatal e ela teve sua bexiga furada….deixando estes contratempos e absurdo para posterior comentário, voltemos ao atendimento pós-cirúrgico. Considerando o parto difícil, e o “favor de cortarem a bexiga de minha irmã”, de longe percebemos que ela não era uma puérpera comum. Necessitava de cuidados maiores em seu pós-parto. Mas isto não foi observado pela equipe de enfermagem que fez ao se formar um lindo e comovente discurso na sua colação de grau. Muito menos pela famosa e ilustre maternidade construída por médicos de renomes na cidade, que zelam pela vida e também proferiram belíssimos discursos de amor à profissão.

A ala da UTI Neonatal, o corredor dos apartamentos estavam numa poeira tenebrosa, um barulho medonho, pois estava em reforma o andar. Mas tudo em pleno funcionamento. E um vai e vem de trabalhadores da obra, do hospital, visitantes, etc…uma feira e não uma maternidade.

Na sua primeira noite na maternidade, uma enfermeira histérica entra no quarto com uma dose cavalar de grosseria, às 23:30 da noite, exigindo que fosse providenciada a documentação e pagamento da internação do bebê na UTI Neonatal. Ameaçando em tom elevado e agressivo, não dar a medicação necessária ao bebê naquela noite caso necessário. Pois, assim não teria como localizar a criança no sistema da UTI e assim registrar a medicação dada…..Após discutir com minha irmã sobre esta burocracia e desumanidade…falou com o pai da criança e exigiu o mesmo, num tom arrogante, agressivo e criminoso…

Na manhã seguinte, minha irmã com sonda e sangrando mais que uma parturiente normal, teve a grata notícia que não poderiam trocar a roupa da cama. Pois houve um problema com a lavanderia e não tinham roupa limpa para a cama…..e o risco de infecção hospitalar e outros???

Na hora do primeiro banho, uma enfermeira sem nenhum tipo de gentileza ou empatia, ordenou que a mesma levantasse e tomasse seu banho. Ou seja, recebeu uma ordem para tomar um banho sem qualquer acompanhamento de enfermeira. Resultado, a parturiente que não era uma parturiente comum, desmaiou no banho……e aí como ficam as pessoas que a amam? e o recém-nascido não precisa da mãe? e o dinheiro que ela deixou na maternidade? e o respeito ao próximo?

Como minha irmã ficou de sonda, e teve que fazer sua higiene sem qualquer acompanhamento profissional, a sonda saiu do lugar…..e nenhuma enfermeira sabia dizer o porquê? ah a médica é a responsável? ah mas esta também não sabia porque?….. 05 anos de estudo, residência, estágios…etc…

Depois que o bebê foi para a UTI, outra novela. Notícias da criança?…1 vez ao dia e depois de muita insistência….isso deveria ser fato automático, mandatório, no mínimo 03 vezes, e é pouco. Ah a pediatra é responsável, ….prefiro não comentar.

lá pelo 3º dia de internação na UTI Neonatal, resolveram prometer que o bebê iria para o quarto após o almoço para mamar de 03 em 03 hs, sob observação para sua liberação definitiva da UTI. 12hs, 13hs, 14hs…..17hs, 18hs…20:45, eu e minha mãe resolvemos ir até a UTI para saber se estava tudo bem com o bebê, pois o dito pela pediatra não foi realizado. Mas ao chegar lá, um deserto…de repente uma “educadíssima” enfermeiro pergunta: “O que vocês querem?” e diz que vai chamar a responsável, depois de uns 10 minutos de cara feia, isto é normal por aqui, aparece uma “enfermeira” que diz que: ” o bebê não foi porque estava mamando super bem o complemento no copinho……”

Depois desta frase,….fui no chão….não sei em que mundo estamos…não sei qual o futuro desta humanidade….e desta cidade muito menos….

Ouvir e ver coisas que vivi nestes dias foram …. deprimentes…. boa sorte a quem terá que passar por lá…rezem muito porque só Deus nos salva destes monstros….

Depois disso tudo, para fechar com chave de ouro, a pediatra da UTI chega ao quarto, claro que educação a equipe não sabe o que é, e diz que todos os procedimentos necessários estão sendo tomados, que a mãe não se preocupe, que está recebendo muitas visitas e que quando o quarto estiver com menos gente ela conversará com a Mãe….e sai sem responder às perguntas que foram feitas para ela……

E aqui estamos hoje, graças ao meu bom Deus, nosso bebê está bem, em casa. Minha irmã também, apesar de ainda enfrentar umas complicações devido ao corte de sua bexiga…ainda sofre com esta barbeiragem.

Á equipe médica do Hospital e Maternidade, Respeito, Amor ao próximo e Amor à vida, são princípios básico para um bem viver em sociedade, para o seu bem viver espiritual. Vocês estão fazendo um desfavor para a sociedade manauara.

 

Lamento muito!

Esta frase e relato não conseguem passar o vivido e o sentido……

Anúncios

7 comentários sobre “Atendimento em Maternidade em Manaus

  1. Lamento. Acho que vc poderia informar o nome dessa creche, para que outras maes possam abrir o olho quanto a essa instituição.

  2. Se possível indique uma maternidade menos pior….ou diga que maternidade é essa em particular para que eu possa passar longe

  3. Sinto muito por tudo isso que aconteceu com a sua irmã 😦
    Ela foi vítima de violência obstétrica, que infelizmente é tão comum nas maternidades públicas e privadas. Eu também sofri violência obstétrica quando a minha filha nasceu, numa cesárea de urgência, em 2012 na Samel. Vcs denunciaram esses abusos? Espero que sim. O prazo pra fazer uma denúncia é de três anos.
    O meu processo contra o hospital está em andamento no Tjam. Nós não podemos nos calar diante desse desrespeito, precisamos ir atrás dos nossos diretor e falar o máximo sobre isso. Só assim outras mulheres terão acesso à informação e coragem pra compartilhar os seus relatos. Isso tudo só vai mudar se mais denúncias forem feitas. Mulher nenhuma deveria ser desrespeitada dessa maneira. Espero que a sua irmã esteja melhor, física e psicologicamente. Dê um abraço nela por mim. Se vc ou ela quiserem conversar sobre isso, pode procurar pelo meu nome no facebook ou enviar um e-mail gabiiandrad@hotmail.com
    Fiquem bem, um beijo.

  4. Gente, moro em Manaus, to querendo engravidar, tenho plano UNIMED mas já ouvi tanta barbaridade do plano q to querendo mudar, aguardar tempo de carência pra depois engravidar, acontece que não sei pra qual plano ir…pois me falaram que a Hapvida é pior, e Samel tbm é ruim…to perdida. To pensando em fazer parto domiciliar humanizado, mas tenho medo de dar errado, pois é uma equipe de 2 enfermeiras obstetras + 1 doula…

    • eu também moro em Manaus e tenho plano unimed. engravidei aos 36 anos e mesmo pagando plano preferi pagar uma obstetra particular que por sinal é uma das melhores médicas que já vi: DRA Ione Brum. fiz tudo particular com essa médica e sua equipe, consultas pre Natal e cesaria. E ela me operou na maternidade unimed, onde tb paguei a diferença para ter direito a ficar em apartamento, já que meu plano é enfermaria. tudo saiu muito caro, mas não há dinheiro que pague a tranquilidade de você ter consciência que está em boas mãos na hora de ter um bebê. até hoje faço questão de ir em consultas ginecológicas com a Dra Ione pois gostei tanto dela que não troco por nenhuma outra. se vc tiver condições é a melhor coisa a fazer

  5. oi gente tudo bom! meninas vou contar um pouco da minha experiencia de maternidade. tive minha 1 filha em 2012 na maternidade da unimed manaus. fui muito bem atendida e minha pequena também me trataram super bem meu parto foi Cesário me recuperei bem e depois fui pra casa . eu penso assim cada caso e um caso ne. cada uma das pesoas tem as suas experiências.não é pq aconteceu com uma q vai acontecer do.todas ne gente.e claro q devemos nos preocupar com o noso bem estar e fugir dos perigos. mas temos tambem q sermos confiantes e crer q vai dar tudo certo tanto no decorrer da gravidez como no parto.não há nada melhor do que entregar nosa vida nos cuidados de Deus ok.por iso fiquem tranquilas e procuram um obstetra q vcs se sintam bem com ele ou ela e que vc sinta segura.vc já prestou atenção que nenhuma maternidade não presta e etc. pq aonde vamos sempre tem alguém q tem experiências pessimaa pra falar. algumas falam o.positivo.por eu aprendi por experiência própria q opinião assim e bom ignorar e crer e fazer a tudo pra com vc ser diferente assim q eu fiz na minha 1 gravidez e deu realmente tudo certo graças a Deus
    agora estou gravida pela 2 vez e estou com mais experiência e creio q vaibdarbtudo certo novamente
    pq faço desa forma. cada um e cada um. que Deus abençoe vcs todas q estão gravidas e que vcs saibam escolher com cuidado seu médico (a)e ontem a Deus antes de qualker coisa q vcs foram fazer tanto no pre natal ou antes do prato e vcs vao ver que vai dar tudo certo ok. e pra quelas q foram injusticadas
    creia que há um Deus que não falha na sua justiça .pq o homem e falho e prepotente as vezes achando q Deus nao existe . e fazem as coisas de qualker jeito sem se emportar com o sofrimentos dos outros.pois bem eses sim colhem com muito sofrimento tambem. .nossas espero ter ajudado de alguma forma . bjsss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s